O Ranking Universitário Folha (RUF) indicou na edição 2019, divulgada na última segunda-feira (7), um avanço da Unesp entre as principais universidades do Brasil, ocupando agora a sexta colocação na classificação e subindo duas posições em relação à edição de 2018.
Nas primeiras 17 posições do ranking estão apenas universidades públicas brasileiras –a primeira instituição privada é a PUC-RS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul), em 18º lugar.
As três universidades públicas estaduais paulistas estão entre as seis primeiras colocadas, nessa ordem: USP, Unicamp, UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e Unesp.
Produzido pelo jornal Folha de S.Paulo, o RUF analisou 197 instituições de ensino superior do país.
RUF
O RUF é uma avaliação anual das universidades brasileiras que usa dados nacionais e internacionais e duas pesquisas de opinião do Datafolha, levando em consideração cinco aspectos para a avaliação: pesquisa, ensino, mercado, internacionalização e inovação.
Nesses aspectos, na edição de 2019, a Unesp manteve a mesma classificação em relação à edição anterior (pesquisa, mercado e inovação) e melhorou (ensino e internacionalização).
Além da avaliação geral, o ranking de cursos do RUF faz uma avaliação anual de 40 graduações com maior número de ingressantes no país, de acordo com o último Censo da Educação Superior disponível, com base em dois aspectos: ensino e mercado.
No ranking de cursos superiores do RUF, das 40 carreiras listadas no ranking, a Unesp oferece graduações em 37 dessas carreiras, está entre os dez primeiros cursos em 29 delas e entre os cinco primeiros em 12 dessas 37 carreiras.
Em Medicina Veterinária e Zootecnia, a Unesp fica em segundo lugar; em Biomedicina, Odontologia, Pedagogia e Serviço Social, a Universidade ocupa a terceira colocação.
Entre os “Top 5” do país, outros cursos da Unesp que se destacaram no RUF de 2019 foram Agronomia (4º lugar), Biologia (5º), Educação Física (5º), Farmácia (4º), Fisioterapia (5º) e Geografia (5º).
Além disso, o ranking aponta que sete engenharias oferecidas pela Universidade estão entre as dez primeiras do país em suas respectivas áreas.
Veja o resultado completo do RUF neste link.
Enade
Para o cálculo do RUF também são consideradas as notas obtidas pelos universitários no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), exame do Ministério da Educação (MEC) que avalia o desempenho dos alunos concluintes nos cursos superiores oferecidos no país.
Desde 2017, a Pró-Reitoria de Graduação da Unesp (Prograd) passou a fazer a divulgação da importância da participação responsável no Enade, em reuniões com coordenadores dos cursos avaliados e representantes dos alunos, dialogando diretamente com centros acadêmicos e diretórios acadêmicos.
O avanço em “ensino” no RUF 2019 foi puxado, principalmente, pela nota dos concluintes –houve um aumento de 15 posições neste quesito.
Na última sexta-feira, quando foram divulgados os resultados do Enade de 2018, cerca de 86% dos cursos da Unesp obtiveram conceitos 4 ou 5, os mais altos do exame do MEC.
O RUF de 2019 considerou dados do Enade 2017. Os dados do Enade de 2018 só farão parte deste ranking no ano que vem.
(Com informações da ACI Unesp)