O prazo para a biometria termina no mês de novembro e ainda faltam cerca de seis mil eleitores de Ilha Solteira (SP).
“A procura vem caindo, diariamente, restando agora cerca de oito semanas de trabalho para o encerramento da biometria”, alertou Rodrigo Fernando de Mendonça Furtado, chefe do Cartório Eleitoral.
Segundo ele, o público final é mais resistente e, por isso, está cada vez mais difícil manter o movimento de procura pela biometria.
“Acredito que aquele número de três mil cancelamentos, infelizmente, deve se manter”, lamentou o chefe do Cartório Eleitoral.
Para que nenhum eleitor ilhense tenha o título cancelado, o Cartório Eleitoral deveria receber, diariamente, cerca de 100 cadastros biométricos.
Como o movimento vem diminuindo, isso significa que os últimos dias do prazo serão de muitas filas. O prazo para a biometria não será prorrogado.
“O Tribunal Regional Eleitoral já adiantou que não haverá prorrogação e muitas pessoas acabarão prejudicadas. A título de exemplo, destaco que o município de Guarulhos teve 168 mil títulos cancelados, ou seja, a previsão é pessimista”, declarou Rodrigo.
Consequências
“O que nos preocupa é que os efeitos do cancelamento da inscrição eleitoral não se restringem ao exercício dos direitos políticos dos eleitores, mas têm implicações, conforme já divulgado em outras oportunidades, muito mais graves, como a anotação de pendência pela Receita Federal junto ao CPF, constituindo-se, a partir daí, em outras consequências, como o impedimento para abertura de conta bancária, solicitação de empréstimo, bloqueio de conta”, advertiu o chefe do Cartório Eleitoral.
O cancelamento do título de eleitora também impede a obtenção de passaporte ou nova carteira de identidade, a renovação de matrícula em estabelecimento de ensino público, a inscrição para concurso público, tomar posse em cargo público e até mesmo receber vencimentos caso seja servidor público ou exerça função pública.
Destaco, por fim, que os trabalhos de remanejamento dos eleitores para as escolas ABBS (Sul), Lúcia Maria (Norte) e Paulo Freire (Jardim Aeroporto), uma vez que os antigos locais (Urubupungá e Lea Silva) foram encerrados.
Locais de votação
Os eleitores de Ilha Solteira também têm outro motivo, além da biometria, para comparecerem ao Cartório Eleitoral, o fim das votações nas escolas estaduais Léa Silva Moraes e Urubupungá.
A partir de 2020, os eleitores ilhenses votarão nas escolas municipais ABBS (Zona Sul), Lúcia Maria Donato Garcia (Zona Norte) e Paulo Freire (Jardim Aeroporto).
Por isso, mesmo quem já havia feito o cadastramento biométrico e tinha como local de votação as escolas Léa Silva e Urubupungá devem comparecer.
O Cartório Eleitoral funciona no Ilha Shopping de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.