O vereador Ricardo Casagrande (PP), líder do Governo na Câmara Municipal de Ilha Solteira (SP), chamou o vereador Dalmi Guedes Júnior (PSC) de “canalha mentiroso” durante a sessão de ontem (20).
O embate ocorreu na sessão de leitura do relatório final da Comissão Especial de Inquérito (CEI) que inocentou o então secretário municipal de Assistência Social, Cultura e Turismo, Darley Barros Júnior das acusações de Ricardo.
Conforme o vídeo no final desta matéria, Ricardo era o último inscrito para falar no Tema Livre, mas restavam apenas dois minutos para o encerramento, conforme estabelece o Regimento Interno da Casa de Leis.
Ele declarou ao presidente Valdeci Ferreira Lima (PV) que, “diante de tudo que foi dito” voltaria com o tema da CEI na próxima sessão para poder pontuar algumas coisas.
Ricardo ainda revelou uma “divisão que existe nesta Casa de Leis e que se adota dois pesos e duas medidas”.
Segundo ele, há “algum interesse” em abrir algumas CEIs, mas em outras ocasiões haveria um “lobby” para que outras CEIs não fossem abertas.
“Lamentavelmente, é uma discussão política e que existe um lobby para que não se faça uma outra CEI aqui nesta Casa de Leis”, disse Ricardo.
O líder do Governo afirmou ainda que “esta CEI, caso ela aconteceça, com dados comprovatórios e que, agora, lamentavelmente, os que se colocam como os donos da moralidade procuram o meu assessor pra fazer lobby. ‘Fala com o Ricardo, pelo amor de Deus! Fala pra ele não abrir essa CEI'”.
“Que transparência é desse determinado vereador? Nós vamos pontuar isso na próxima sessão. Muito obrigado!”, encerrou Ricardo Casagrande.
O líder do Governo falou por cerca de dois minutos, ao final do proncunciamento, o vereador Antônio Carlos da Silva, o Toninho (PT), relator da CEI, disse a Ricardo que essa outra CEI deveria ser aberta também, mas questionou: “Eu não tô entendendo nada que o Ricardo tá falando.”
Lobby
Ricardo Casagrande respondeu a Toninho que a possível nova CEI não tinha nada a ver com ele.
“É com o nobre vereador Dalmi Guedes Júnior, que se coloca como mais honesto desse país e vai defender lobby para não abrir CEI que não é do seu interesse. Se é tão transparente assim, porque ele se coloca contra a abertura de qualquer CEI.”
Baixando o nível
Em determinado momento, Ricardo questionou se Dalmi teria “vergonha na cara” para falar que não procurou seu assessor pedindo “pelo amor de Deus” para não abrir a CEI.
Neste momento, Dalmi tentou rebater as acusações. “Em primeiro lugar, queria que o vereador Ricardo Casagrande tivesse respeito por essa Casa de Leis e por minha pessoa”.
Antes que completasse a frase, foi interrompido por Ricardo que, aos gritos, disse: “Pela vossa excelência eu não tenho respeito nenhum, porque você não merece o respeito”.
A partir daí, teve início um bate-boca entre Ricardo e Dalmi, sem nenhuma providência da Presidência da Casa de Leis.
Ricardo chegou a dizer a Dalmi: “Você se coloca como dono da verdade e você não é”. Dalmi retrucou: “Não sou seu amigo, você não fale assim comigo”
A discussão entre os dois chegou a ficar patética, como pode ser observado neste trecho do bate-boca.
Ricardo: Só tem a mania de falar de corrupção. Quem é você, rapaz?
Dalmi: Quem é você?
Ricardo: E você, quem é?
Dalmi: Quem é você?
Ricardo: Você, quem é?
Dalmi: Fala alguma coisa da minha vida.
Ricardo: Olha que eu falo. Da sua família também.
Somente após essa briga que lembra os tempos de escola é que o presidente conseguiu intervir efetivamente e anunciou que suspenderia a sessão.
Mesmo assim, Ricardo subiu ainda mais o tom e disse a Dalmi: “Não me tira do sério, rapaz. Você não brinca comigo não”.
Sessão ao vivo
O vereador Toninho chegou a lembrar aos vereadores que a sessão era transmitida ao vivo pela internet e pela Rádio Comunitária.
Mas Ricardo prosseguiu dizendo que “é ao vivo, mas não sou obrigado a ouvir certas coisas. Se coloca como moralista e vai fazer lobby contra abertura de CEI”.
Na sequência, Ricardo questionou: “Ou o senhor não falou isso?” e Dalmi respondeu: “Não falei isso”.
Foi aí que a discussão descambou de vez. Revezando entre momentos com microfone ligado e desligado, Ricardo berrava no plenário da Câmara: “Você é um canalha, você falou isso. Não é homem de assumir o que ele fala. Você não é homem de honrar o que você fala”.
E prosseguiu: “Você é um canalha mentiroso”, repetidas vezes até que a transmissão da sessão fosse suspensa.
Até o fechamento desta matéria, a Câmara Municipal de Ilha Solteira não havia divulgado nenhuma nota sobre o ocorrido.
Confira outras notícias do Ilha Solteira News sobre a Câmara Municipal clicando AQUI.