A Câmara Municipal de Ilha Solteira (SP) homenageará, em outubro, nove trabalhadores que atuaram na construção da usina hidrelétrica Ilha Solteira, chamados de ‘barrageiros’. O evento fará parte das comemorações dos 50 anos da cidade.
O ‘Mérito Barrageiro’, criado este ano pelo vereador Dalmi Guedes Júnior (PSC), será entregue sempre no mês de abril, quando se comemora o ‘Dia do Barrageiro’. Mas, em 2018, excepcionalmente, será entregue em outubro.
“Para este ano, ficou inviável entregá-lo em abril. E como a cidade completa 50 anos em outubro, devido à importância dos barrageiros na construção da cidade, optamos por entregá-lo, excepcionalmente, em outubro”, explicou o vereador Dalmi.
O número de barrageiros homenageados, inicialmente, seria quatro. Porém, os vereadores decidiram aumentar para nove, sendo cada homenageado escolhido por um parlamentar. O critério para homenagem é que tenham “participado efetivamente da construção da usina de Ilha Solteira”.
A escolha será feita pelos vereadores e os barrageiros serão homenageados em sessão realizada pela Câmara. “Esse mérito é um reconhecimento aos barrageiros de nosso município, para assim manter viva a história sobre a construção da usina. Através da entrega desse mérito poderemos prestar nossos agradecimentos a essas pessoas que contribuíram, também, com a evolução e o desenvolvimento de nossa cidade”, declarou Dalmi.
Os homenageados da primeira edição do mérito serão definidos até a próxima semana. A entrega da homenagem será realizada no dia 16 de outubro.
Na foto, vereadores discutem mudança na lei que permite a homenagem de nove barrageiros. Com informações da Assessoria de Comunicação da Câmara de Ilha Solteira.