O diretor da Unesp de Ilha Solteira, Enes Furlani Júnior, comentou o desempenho da Universidade em rankings internacionais.
Segundo ele, os dados de ranqueamento da Unesp são muito interessantes, principalmente, quando são considerados alguns aspectos relacionados pelo próprio diretor.
Enes relacionou seis aspectos que valorizam ainda mais o crescimento da Unesp na América Latina e no mundo. São eles:
- Shanghai Ranking (ARWU) e QS World Rankings são os mais antigos rankings que tratam da qualidade das Universidades mundiais.
- A Unesp é a mais jovem entre as top 5 brasileiras e está distribuída ao longo de todo o Estado de São Paulo.
- A Unesp representa cerca de 8% de toda produção científica brasileira.
- Tem um número de alunos maior do que a Unicamp e Unifesp.
- 50% dos ingressantes na Unesp são egressos de escolas públicas.
- A Unesp gera riqueza em todos os municípios que está presente, pelo aquecimento do comércio local ou mesmo pelo desenvolvimento tecnológico e nucleação de centros empresariais.
“Tais resultados permitem que a Unesp esteja entre as cinco melhores Universidades do Brasil”, enalteceu Enes Furlani Júnior. “Ademais, considerando o complexo Unesp, USP e Unicamp, temos o maior núcleo de ensino superior da América Latina”.
Rankings
A Unesp entrou no top 10 das universidades na América Latina, de acordo com o Ranking Universitário da Times Higher Education (THE) Latin America 2019.
Esse ranking é um dos mais tradicionais e conceituados mundialmente e indicou que a Unesp passou a figurar, pela primeira vez, no seleto grupo das dez universidades mais bem classificadas, o Top 10.
O ranking THE, publicado desde 2016, classificou neste ano 150 universidades, de 12 países da América Latina.
Em relação à edição anterior, foram adicionadas 21 novas universidades, fato esse que destaca ainda mais a ascensão da Unesp, que ocupava a 11ª posição na edição anterior do THE Latin America.
No recorte feito apenas com instituições brasileiras, a Unesp subiu da sétima para a sexta colocação, entre as 52 universidades brasileiras classificadas, que representam 34,6 % do total.
Também foi notícia aqui no ilhasolteira.news a ascensão da Unesp no ranking universitário QS World University Ranking.
A Unesp subiu nove posições no ranking elaborado pela consultoria Quacquarelli Symonds, e foi classificada na 482ª colocação entre 1.620 universidades selecionadas mundialmente para avaliação.
Entre as instituições brasileiras, neste ranking, a Unesp segue no rol das “Top 5”, na quinta posição –USP, Unicamp, UFRJ e Unifesp compõem, nessa ordem, este grupo das cinco brasileiras mais bem avaliadas.
O que mais contribuiu para a ascensão da Universidade na classificação foi o indicador “Reputação Acadêmica”, que pôs a Unesp na 265ª colocação no mundo, um avanço de 24 posições em relação à edição anterior do QS World –entre as brasileiras, nesse indicador, a Unesp saltou da sexta para a quarta colocação.