bom-preco-supermercados-clube-970x90-ilha-news
As notícias de Ilha Solteira estão
no nosso canal no WhatsApp

Unesp entra no top 10 das universidades na América Latina

Ranking THE 2019 indica protagonismo da Universidade entre as 150 instituições avaliadas

Compartilhe esta notícia:

O Ranking Universitário da Times Higher Education (THE) Latin America 2019, um dos mais tradicionais e conceituados mundialmente, foi publicado ontem (18) durante o Times Higher Education Latin America Forum, em Lima, Peru, e indicou que a Unesp passou a figurar, pela primeira vez, no seleto grupo das dez universidades mais bem classificadas, o Top 10.

300x100-Decorada-Riviera-Sul-Ilha-News

O ranking THE, publicado desde 2016, classificou neste ano 150 universidades, de 12 países da América Latina.

Em relação à edição anterior, foram adicionadas 21 novas universidades, fato esse que destaca ainda mais a ascensão da Unesp, que ocupava a 11ª posição na edição anterior do THE Latin America.

goodnet-970x250px

No recorte feito apenas com instituições brasileiras, a Unesp subiu da sétima para a sexta colocação, entre as 52 universidades brasileiras classificadas, que representam 34,6 % do total.

“Estar entre as dez melhores da América Latina é um sinal de protagonismo e de liderança”, diz a professora Cleópatra Planeta, pró-reitora de extensão universitária e presidente da Comissão Institucional de Rankings da Unesp. “Há mais universidades classificadas, em relação ao ano passado, e ainda assim subimos uma posição no ranking. Isso reflete como a Universidade, de fato, está comprometida com a excelência acadêmica”, afirma.

As três universidades estaduais públicas paulistas estão entre as dez primeiras do ranking latino-americano, a USP está na segunda colocação e a Unicamp aparece em terceiro.

As outras brasileiras que aparecem entre as dez primeiras são a PUC-Rio (4ª), Unifesp (6ª) e UFMG (8ª).

Unesp no THE Latin America Ranking

O ranking THE Latin America Ranking é publicado desde 2016. A Unesp tem mostrado regularidade em seu desempenho, mantendo-se entre as primeiras colocações tanto entre as universidades brasileiras e quanto as centenas de universidades avaliadas na América Latina.

A Figura 1 apresenta o retrospecto das posições na Unesp em função da quantidade de universidades avaliadas no ranking em cada edição.

top10 grafico rankingthea
Fonte: THE Latin America, 2019

A relação completa das universidades classificadas pode ser acessada no endereço https://www.timeshighereducation.com/world-university-rankings/2019/latin-america-university-ranking.

Metodologia do THE Latin America Ranking 2019

A instituição Times Higher Education tem fornecido dados de desempenho ​​sobre universidades desde 2004.

A sua ferramenta mais conhecida é o THE World University Rankings, cujo banco de dados abrange as principais universidades do mundo, incluindo mais de 1.250 instituições em 86 países em sua última edição, em 2019.

A classificação das universidades baseia-se nos mesmos critérios e indicadores utilizados no THE World University Rankings, contando com  adequações especiais para melhor refletir as características das universidades da América Latina, notadamente reconhecidas pela grande influência regional de suas pesquisas e colaborações científicas.

Os indicadores de desempenho são agrupados em cinco áreas: Ensino (o ambiente de aprendizagem); Pesquisa (volume, receita e reputação); Citações (influência da pesquisa); Internacionalização (pessoal, estudantes e pesquisa); e Receita Industrial (transferência de conhecimento).

Os indicadores de desempenho são agrupados em cinco áreas:

Ensino (ambiente de aprendizagem) – 36%

  • Pesquisa de reputação: 15%
  • Renda institucional: 6%
  • Relação docentes / estudantes: 5%
  • Proporção de formação doutorados/graduados: 5%
  • Proporção de docentes com doutorado: 5%

Pesquisa (volume, renda e reputação) – 34%

  • Pesquisa de reputação: 18%
  • Produtividade da Pesquisa: 10%
  • Renda de pesquisa: 6%

Citações (influência de pesquisa) – 20%

Internacionalização (docentes, estudantes, pesquisa) – 7,5%

  • Proporção entre estudantes internacionais e nacionais: 2,5%
  • Relação entre trabalhadores internacionais e nacionais: 2,5%
  • Colaboração internacional: 2,5%

Renda da indústria (transferência de conhecimento) – 2,5%

(Com informações da Comissão Institucional de Rankings da Unesp)

Comentários

Veja também

Últimas notícias

plugins premium WordPress
error: Este conteúdo está protegido!