A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou e o governador João Doria (PSDB) promulgou lei que devolve ao trecho ilhense da SP-595 o nome de “Rodovia dos Barrageiros”.
O projeto é também de autoria do deputado estadual Itamar Borges (MDB), que em 2017 conseguiu aprovar a mudança da rodovia para “Prefeito Ettore Bottura”.
A homenagem ao ex-prefeito de Santa Fé do Sul (SP) não pegou bem entre os moradores de Ilha Solteira, que têm nos barrageiros a sua origem devido a construção da usina hidrelétrica e da própria cidade.
Agora, o trecho entre os quilômetros 50,150 e 85,810 se chamará “Rodovia dos Barrageiros” e o trecho entres os kms 85,810 e 113,110 continuará se chamando “Prefeito Ettore Bottura”.
Com isso, fica revogada a lei estadual nº 16.465, de 2017, que dava o nome do ex-prefeito ao trecho entre Ilha Solteira e Santa Fé do Sul.
Na época, o parlamentar justificou que houve um erro na denominação do trecho e que atuaria para que o trecho ilhense voltasse a se chamar “Rodovia dos Barrageiros”.
Apesar da polêmica em torno do nome da rodovia, Itamar Borges se manteve como o deputado estadual mais votado em Ilha Solteira nas Eleições 2018.