Os abrigos Patas Solidárias, Apaisa e Toca dos Gatos divulgaram, no início desta semana, uma nota de esclarecimento sobre o Chamamento Público proposto pela Prefeitura de Ilha Solteira (SP) e que está em fase de finalização.
O objetivo do chamamento é firmar parceria para acolhimento, cuidado e manutenção de animais domésticos (cães e gatos), além da promoção de campanhas de conscientização.
De acordo com a nota, as três entidades de proteção animal trabalharão em conjunto para atender o que foi proposto, recebendo repasse mensal de R$ 9 mil, que serão divididos entre as três.
Entretanto, esse repasse servirá para custear apenas parte dos gastos com os animais que já vivem nos abrigos. Sendo o valor insuficiente para alimentação, medicamentos e tratamento veterinário.
“Esta parceria com a Prefeitura não nos obriga a atender todo e qualquer caso de abandono que chega no portão das entidades”.
O próprio chamamento limitou o atendimento a 500 animais, porém, o número dos que já estão abrigados já ultrapassa o estabelecido.
As ONGs ressaltam ainda que todo cidadão é capaz de ajudar um animal necessitado e que o abandono de animais nos portões dos abrigos ou em qualquer outro local é crime.
Com isso, a nota de esclarecimento das ONGs vai totalmente na contra-mão da nota de repúdio divulgada, ontem, pela Prefeitura de Ilha Solteira, que indica os abrigos como solução para os animais abandonados na cidade.
Confira abaixo a nota de esclarecimento na íntegra:

