A morte de pelo menos cinco animais na Rua Carolina, no bairro Bela Vista, também virou caso de polícia, assim como as mortes de gatos no Passeio Maringá.
Ontem (3), servidores da Prefeitura de Ilha Solteira (SP) que realizavam um arrastão de limpeza encontraram os animais mortos com indícios e envenenamento. Foram mortos quatro gatos e um cachorro.
A dona do cachorro morto esteve na Delegacia de Polícia e registrou um boletim de ocorrência. Ela teve outro cachorro envenenado, que permaneceu internado.
Ela recolheu o que sobrou dos alimentos que estavam na rua, com “diversos pontinhos pretos”, provavelmente, chumbinho, um produto clandestino, irregularmente utilizado como raticida.
A lei 9.605/98 em seu artigo 32 estabelece que é crime praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos.
A pena é de detenção de três meses a um ano, além de multa. A pena é aumentada de um sexto a um terço, se ocorre morte do animal.
Outros casos
Casos de envenenamento também foram registrados no Passeio Maringá, na Zona Sul. Inclusive, já há boletim de ocorrência sobre os casos.
A Prefeitura de Ilha Solteira informou que os animais mortos são levados para o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), são congelados e uma empresa especializada recolhe para o devido descarte.