O Circuito Sesc de Artes traz para Ilha Solteira (SP) diversos eventos e ações culturais nesta sexta-feira (5). As atividades acontecerão a partir das 16 horas, na Praça dos Paiaguás.
As atrações contemplam artes visuais, cinema, literatura, circo, teatro e música. A entrada é gratuita e a classificação é livre.
A proposta do Circuito Sesc de Artes é intervir positivamente no dia a dia de cidades que não possuem unidade Sesc, democratizando o acesso à cultura e levando atrações de diversas linguagens artísticas.
A ocupação de praças, parques e ruas com responsabilidade reforça a ideia do espaço público ser um local de convivência e de encontro.
O Circuito Sesc de Artes em Ilha Solteira é uma realização do Sesc, em parceria com a Prefeitura, por meio do Departamento Municipal de Cultura.
Oficina Projeto Catado
Uma das atrações é a oficina Projeto Catado, de Vânia Medeiros (BA). Nela, os participantes vão criar seu livro de artista, com técnica de encadernação simples de um nó e utilizando fragmentos de textos literários, fotos, fitas adesivas, papéis coloridos, carimbos e material de desenho.
Oficina Construção de Autômatos
Haverá também a oficina Construção de Autômatos, com Du Salzane (SP), no qual o público vai conhecer alguns princípios mecânicos para ajudar a montar peças em madeira de reuso que funcionam ao girar uma manivela.
Set na Praça
Já o Instituto Querô (SP) promove Set na Praça, no qual o público vai ver como funcionam os bastidores de uma filmagem e experimentar algumas funções na produção de uma cena.
100% Loucos
Além das oficinas, o Circuito Sesc de Artes traz vários espetáculos. Em “100% Loucos”, de Mano a Mano Circus, quatro artistas se reencontram depois de anos e, agora, terão de enfrentar dificuldades e situações surpreendentes para eles e para o público.
Terra Abaixo, Rio Acima
Haverá ainda o espetáculo teatral “Terra Abaixo, Rio Acima”, com a Cia. Cênica, de São José do Rio Preto (SP). O espetáculo de rua usa o realismo mágico e inspira-se em histórias do noroeste paulista, em especial, a construção da usina de Ilha Solteira, a submersão da cidade de Rubinéia, os personagens do imaginário e das memórias da região.
DJ Paulão
A música também é contemplada no Circuito Sesc de Artes com a presença do DJ Paulão. Seu som explora as vertentes e ritmos da música brasileira dos últimos 60 anos.
Maglore
E mais: um grande show com a banda baiana Maglore. Com 10 anos de estrada, a banda apresenta um show em homenagem a Tim Maia.
Além de sucessos de seus quatro álbuns, o grupo interpreta canções conhecidas e algumas raridades do pai do soul e do funk brasileiros, porém, adaptadas para a sua sonoridade pop rock com referências tropicalistas e psicodélicas.
(Com informações do Departamento Municipal de Cultura de Ilha Solteira)