bom-preco-supermercados-clube-970x90-ilha-news
As notícias de Ilha Solteira estão
no nosso canal no WhatsApp

Mais de 13 mil eleitores ainda não compareceram ao Cartório Eleitoral

Eleitores têm até o mês de novembro para comparecerem

Compartilhe esta notícia:

O Cartório Eleitoral de Ilha Solteira (SP) divulgou o primeiro balanço dos trabalhos de revisão do eleitorado e os números não são nada satisfatórios. Até agora, 13,2 mil eleitores ainda precisam comparecer ao cartório. Após a reabertura do cadastro, cerca de 460 pessoas compareceram, o equivalente a 2,46%.

300x100-Decorada-Riviera-Sul-Ilha-News

Ainda assim, cerca de 80% desses que compareceram após a reabertura já haviam realizado a coleta biométrica e apenas necessitavam alterar o local de votação. Tornando o número eleitores efetivamente cadastrados “ínfimo”, avaliou Rodrigo Mendonça, chefe do Cartório Eleitoral.

O prazo para a revisão do eleitorado termina em novembro deste ano. Uma estimativa divulgada pelo próprio Cartório Eleitoral, com base na capacidade de atendimento da unidade e a quantidade de eleitores que ainda não compareceram, cerca de 7.128 eleitores poderão ter os títulos cancelados.

250x250-Decorada-Riviera-Sul-Ilha-News

“O que nos preocupa é que os efeitos do cancelamento da inscrição eleitoral não se restringem ao exercício dos direitos políticos dos eleitores, mas têm implicações muito mais graves, como a anotação de pendência pela Receita Federal junto ao CPF, constituindo-se a partir daí em outras consequências, como o impedimento para abertura de conta bancária, solicitação de empréstimo, bloqueio de conta”, explicou o chefe do Cartório.

Com o título de eleitor cancelado, a pessoa também fica impedida de obter passaporte ou nova carteira de identidade, de renovar matrícula em estabelecimento de ensino público, de se inscrever em concurso público, de tomar posse em cargo público e até mesmo de receber vencimentos, caso seja servidor público ou exerça função pública.

Mais cancelamentos

Além dos possíveis cancelamentos ao final da revisão do eleitorado, o Cartório Eleitoral chama a atenção dos eleitores que deixaram de votar nas três últimas eleições. Somente em Ilha Solteira são 414 eleitores que estão nesta situação e devem comparecer para regularizar o título. O prazo termina no dia 6 de maio.

Comentários

Veja também

Últimas notícias

plugins premium WordPress
error: Este conteúdo está protegido!