O caso ocorreu na última segunda-feira (18), por volta das 8h50, em uma empresa de atividades subaquáticas que teve arquivos e programas totalmente danificados. De acordo com o representante da empresa, o sistema foi invadido via internet por um hacker.
O declarante disse à polícia que o autor da invasão está pedindo dinheiro para liberar os arquivos. O representante da empresa chegou a enviar uma mensagem para o e-mail do hacker, mas não obteve resposta.
Este tipo de ataque a sistemas é denominado ransomware ou, como é popularmente conhecido, sequestro virtual de dados. Em Ilha Solteira não é comum o registro de boletim de ocorrência por este tipo de ataque virtual.
Entenda o que é ransomware
O ransomware é um tipo de malware, ou seja, um software, arquivo ou programa de computador criado com intenção de prejudicar o usuário. A diferença para outros tipos de malwares é o seu comportamento. O ransomware sequestra os arquivos do usuário e exige um resgate por eles.
Uma vez instalado no computador, esse malware começa a sua tarefa, que é criptografar os arquivos do usuário. Os arquivos criptografados só podem ser acessados por meio de uma chave de descriptografia que é impossível, computacionalmente, de ser descoberta.
Após todos os arquivos do computador serem criptografados pelo ransomware, uma tela é aberta avisando o usuário sobre o sequestro digital e como fazer para ter os arquivos de volta. As quantias pedidas são geralmente altas e só podem ser pagas usando criptomoedas, tornando o crime praticamente impossível de ser rastreado.