O recadastramento biométrico obrigatório do eleitorado de Ilha Solteira (SP) começou nesta semana. Eleitores ilhenses e de Itapura (SP) deverão agendar atendimento até o dia 29 de novembro deste ano e comparecer ao Cartório Eleitoral, que funciona no Ilha Shopping.
Quem não comparecer poderá ter o título de eleitor cancelado. Para agendar o atendimento, o eleitor deve acessar o site da Justiça Eleitoral, www.tre-sp.jus.br. Feito o agendamento, o eleitor deve comparecer com documento oficial com foto, comprovante de endereço dos últimos três meses e o título de eleitor, se tiver.
O recadastramento é obrigatório e necessário, pois o novo sistema já será utilizado na Eleição 2020. Com isso, todos os eleitores deverão ter as digitais cadastradas para votar.
A Justiça Eleitoral adotou a biometria para garantir ainda mais segurança ao processo eleitoral. A implantação no país vem sendo gradual, já que é necessário convocar todo o eleitorado para a revisão biométrica.
Quem aproveitou o primeiro dia de recadastramento foi o prefeito em exercício de Ilha Solteira (SP), Otávio Gomes (DEM).
Novos locais de votação
O recadastramento também está servindo para redistribuir os eleitores nos novos locais de votação, válidos a partir de 2020. As escolas estaduais Léa Silva Moraes e Urubupungá foram utilizadas pela última vez na eleição do ano passado.
Com a redistribuição, os eleitores ilhenses devem optar por votar nas zonas norte, sul ou no Jardim Aeroporto. Até a última eleição, os três locais de votação da cidade eram centralizados na zona sul, causando grande deslocamento aos eleitores.
Em 2020, além da primeira eleição com biometria obrigatória, os eleitores também votarão pela primeira vez na escola municipal Lúcia Maria Donato Garcia, na zona norte, e na escola municipal Paulo Freire, no Jardim Aeroporto. Na zona sul o local de votação continuará na escola municipal ABBS.