A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) anunciou o resultado da Chamada de Propostas lançada em 2024 com a Fundação Nacional de Ciências Naturais da China (NSFC).
A chamada, com o tema “Agricultura sustentável em resposta às alterações climáticas”, teve dez propostas selecionadas, que serão conduzidas por pesquisadores da China e do estado de São Paulo.
Foram selecionados seis projetos de Auxílio à Pesquisa – Projetos Temáticos e quatro de Auxílio à Pesquisa Regular, que demonstram o interesse na oportunidade e a qualidade das propostas apresentadas.
A proposta selecionada da Unesp de Ilha Solteira tem como tema o “uso do RNA de interferência para o controle de insetos vetores e geminivírus”.
O pesquisador responsável é Gabriel Madoglio Favara, o pesquisador responsável no exterior é Yi Xu e a instituição no exterior é a Nanjing Agricultural University.
A chamada foi resultado da interação entre pesquisadores na Fapesp Week China, realizada em parceria nos dias 28 e 29 de junho de 2024 em Shenzhen e Dongguan.
Esta é a segunda chamada lançada por Fapesp e NSFC, ambas com referência aos Objetivos de Desenvolvimentos Sustentáveis das Nações Unidas, agora para a ODS 2 – “Fome Zero e Agricultura Sustentável”, que visa acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhorar a nutrição, além de promover a agricultura sustentável.
A Fapesp explica que, apesar de possuírem diferenças quanto a clima e geografia, os desafios enfrentados pela agricultura em São Paulo e na China podem apresentar semelhanças significativas na adaptação às mudanças climáticas, especialmente quanto a:
- eventos climáticos extremos (padrões de chuvas irregulares e temperaturas extremas);
- urgência no desenvolvimento de práticas agrícolas mais sustentáveis para preservar recursos naturais e reduzir o impacto ambiental;
- investimento em tecnologias de agricultura de precisão para alavancar a eficiência e produtividade agrícola e o constante melhoramento da segurança alimentar para as populações crescentes em ambos os países.
A colaboração internacional é essencial para enfrentar esses desafios de maneira eficaz.
A forte tradição de excelência em pesquisa científica e tecnológica tanto em São Paulo quanto na China, aliada à união de conhecimentos, recursos e experiências, podem desenvolver soluções inovadoras que impulsionem o avanço da agricultura e promovam o desenvolvimento sustentável aplicável não só às duas regiões, mas de maneira global.
Publicado originalmente pela Fapesp
📲 Fique por dentro do que acontece em Ilha Solteira. Siga o perfil do Ilha News no Instagram.
📢 Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ilha Solteira por meio do WhatsApp do Ilha News: (18) 99751-7560.