A lutadora Karen Thalita representará Ilha Solteira (SP), neste final de semana, no 1º Campeonato Brasileiro de Kickboxing da Confederação Internacional de Kickboxing (KIC), em Bauru (SP). Já estão inscritos mais de 200 lutadores. Karen lutará na categoria entre 50 e 55 quilos, juvenil entre 15 e 17 anos e levará na bagagem 11 lutas e 11 vitórias.
Karen explicou que amanhã (8) é feito o check-in dos lutadores e a pesagem. As lutas acontecerão no domingo (9), no Ginásio Panela de Pressão. A lutadora contou ao Ilha Solteira News que, normalmente, treina três vezes por semana no período da manhã, pois estuda à noite e trabalha à tarde.
Porém, agora, perto da luta, treina todo dia com os professores Hugo e Lázaro, da Spider Fight Muay Thai. Segundo ela, nos dias que antecedem à luta, o treinamento é mais intensivo para melhorar o condicionamento físico, pois neste campeonato poderá disputar até três lutas no mesmo dia.
A lutadora contou ainda que o treinamento inicia com uma corrida de, no mínimo, dois quilômetros, mais meia hora pulando corda e pneus. Depois inicia o treinamento envolvendo a luta. Karen disse ainda que está abaixo do peso da categoria que vai lugar, por isso a preparação também envolve a alimentação para que ela suba de peso até o dia da pesagem.
Karen revelou ainda que o Campeonato Brasileiro de Kickboxing garante vaga com tudo pago para a competição internacional no Japão. Entretanto, mesmo que seja campeã em Bauru, não poderá participar por ser menor de idade. Mas a lutadora já adiantou que a pretensão é se preparar para disputar a vaga novamente no ano que vem.
Para participar do Campeonato Brasileiro de Kickboxing, Karen contou com o patrocínio da J.A. Gás, Ki-pão, Normandie, Restaurante Paranazão, Dom Du Corte, todos de Ilha Solteira, e Salão Belíssima, de Selvíria (MS).
Carreira
Karen lembrou que começou a lutar com 15 anos de idade fazendo uma aula experimental, gostou e decidiu continuar treinando até que o professor propôs a participação em uma luta, em evento disputado em Selvíria. Karen lutou e venceu a primeira luta e descobriu mais um talento. “É isso que eu quero”, resumiu seu sentimento após a primeira luta.
Em seguida, passou a treinar focada na carreira profissional. A atleta, que já foi destaque também na Ginástica Rítmica, contou que iniciou a vida esportiva aos sete anos de idade. “Sempre fui uma pessoa de destaque em tudo que eu fiz, sempre tive muita habilidade para esporte”, declarou.
Ela lembra que começou na Capoeira com o pai e, hoje, além do Kickboxing e do Muay Thai, também pratica Jiu-jitsu com a equipe MGT. Karen revelou que a intenção para 2019 é migrar para as Artes Marciais Mistas, o MMA. A lutadora já acumula os títulos de campeã brasileira em duas categorias do Muay Thai, nos 54 e 57 quilos, e também do Kickboxing, nos 55 quilos. Vencendo as lutas deste final de semana, Karen entrará invicta no MMA, antes de completar 18 anos.