O vice-prefeito de Ilha Solteira (SP), Emanuel Zinezi Rodrigues, deixou o União Brasil e filiou-se ao MDB.
A ficha de filiação foi assinada em São Paulo e foi apadrinhada pelo presidente nacional da legenda, Baleia Rossi, e pelo deputado estadual Itamar Borges, mais votado na cidade nas eleições de 2022.
A mudança é o primeiro grande movimento visando as eleições de 2024. Em 2020, o MDB teve como candidato a prefeito o ex-vereador Darley Barros Júnior, que terminou a eleição em terceiro.
Na oposição à chapa vencedora formada por Otávio Gomes (PSDB) e Emanuel, o MDB elegeu o vereador Jerfson Bueno, o Kanon, que atualmente integra a base governista.
Emanuel é o principal, e talvez o único, prefeitável do Governo Municipal, que não poderá contar com Otávio Gomes na disputa, por já ter sido reeleito prefeito.
O Ilha News tenta contato com o vice-prefeito, que está em São Paulo, para comentar a mudança de partido.
Prefeito interino
Eleito vereador pela terceira vez, em 2016, e eleito presidente da Câmara Municipal, em 2017, Emanuel Zinezi Rodrigues assumiu, interinamente, a Prefeitura de Ilha Solteira por cerca de três meses.
Emanuel ocupou o cargo de prefeito enquanto o prefeito eleito, Edson Gomes, estava foragido da Justiça e não tinha como tomar posse, o que impedia seu filho e vice-prefeito, Otávio Gomes, de assumir a Prefeitura.
União Brasil
Emanuel foi eleito em 2018, ao lado de Otávio, pelo DEM, que acabou se fundindo com o Partido Social Liberal, o PSL, formando o União Brasil, em 2021.