A usina hidrelétrica Ilha Solteira voltou a fechar as comportas após 20 dias. Os vertedouros estavam abertos desde o dia 10 de março.
Esse foi o segundo período que a usina, seguindo determinação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), manteve as comportas abertas.
Entre janeiro e março, os vertedouros ficaram abertos 47 dias. Em nota, a Rio Paraná Energia informou que a abertura foi uma operação normal determinada e coordenada pelo ONS, em virtude das condições meteorológicas e previsões de chuva para a bacia do rio Paraná.
- Prefeitura alega que jamais cobraria por transporte universitário e troca projeto
- Campeonato Aberto de Futsal tem Congresso Técnico nesta quarta-feira
- Jovem morre após se afogar na Praia Catarina, em Ilha Solteira
- Ilha Solteira é destaque em campeonatos esportivos regionais
- Unesp de Ilha Solteira abre inscrições para Vestibular Meio de Ano 2025
Vale ressaltar que a usina hidrelétrica Ilha Solteira, assim como as demais hidrelétricas do país, tem sua operação coordenada pelo ONS, conforme os procedimentos aprovados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), tanto no que se refere à produção de energia quanto ao controle do nível do reservatório.
Abertura
Logo após a abertura, o reservatório de Ilha Solteira operava com 67,39% de capacidade. Passados vinte dias com os vertedouros abertos, esse volume aumentou para 84,99% de acordo com o ONS.