A CTG Brasil inicia, nos próximos dias, testes nas torres de sirenes que fazem parte do sistema de alerta de emergência da Zona de Autossalvamento (ZAS).
Os testes são uma continuidade à execução das ações preventivas de implantação do Plano de Ação de Emergência (PAE) da barragem da usina hidrelétrica (UHE) Ilha Solteira.
Em nota, a CTG Brasil reforça que “não será utilizada a potência total do sistema neste momento, no entanto, por se tratar de um teste, o sistema poderá eventualmente ser acionado por um curto período de tempo com volume sonoro baixo”.
Em caso de emergência na barragem, as torres de sirenes terão o papel de alertar, por meio da emissão de sinal sonoro, a população que vive na ZAS para se dirigirem até o ponto de segurança mais próximo, utilizando as rotas de evacuação já sinalizadas na ZAS.
A CTG Brasil destaca que o PAE tem caráter preventivo e todas as barragens operadas pela empresa são seguras, consideradas de baixo risco e operam dentro do que rege a Lei de Segurança de Barragens.