A aplicação da dose de reforço da vacina contra a Covid-19 em adolescentes de 12 a 17 anos, pessoas com mais de 50 anos e profissionais de saúde, além de outros grupos que podem ser imunizados, passará a ser diária em todas as unidades de saúde, a partir da próxima segunda-feira (13).
Até esta semana, cada unidade vinha fazendo a vacinação apenas uma vez na semana, e somente no período da tarde. Mas, com a inclusão de novos grupos aptos a tomarem a dose de reforço, o movimento aumentou bastante e as unidades ficaram lotadas.
A partir de segunda, a vacina contra a Covid-19 será aplicada durante toda a semana, das 14h às 17h.
Vacinação
Em Ilha Solteira (SP), de acordo com a Vigilância Epidemiológica, para os adolescentes (que estão recebendo a terceira dose) estão sendo utilizadas as vacinas da Pfizer e Coronavac, conforme disponibilidade nas unidades de saúde.
Estes são os dois imunizantes aprovados para este público pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Já para as pessoas com mais de 50 anos e profissionais de saúde (que já podem receber a quarta dose), estão sendo utilizadas as vacinas disponíveis nas unidades.
A dose de reforço pode ser aplicada após quatro meses do recebimento da segunda dose. A recomendação também vale para adolescentes gestantes e puérperas. No caso dos adolescentes imunocomprometidos, apenas a vacina da Pfizer deve ser utilizada.