A primeira reunião de planejameno e acompanhamento o Censo 2022 aconteceu, na tarde desta quarta-feira (17), na Prefeitura de Ilha Solteira (SP). O Censo já foi cancelado duas vezes devido à pandemia do novo coronavírus.
Participaram do encontro representantes do IBGE, do poder público, da Associação Comercial e da imprensa. Fabrício Dias Taloni, coordenador censitário de subárea, explicou que as reuniões permitem o acompanhamento da operação pela comunidade local, dando transparência e agregando esforços para facilitar o Censo.
Ainda segundo Taloni, através das reuniões a comunidade poderá fornecer subsídios para atualização do mapeamento local, auxiliar na divulgação do processo seletivo para a contratação de mão-de-obra e na montagem de postos de coleta, além de oferecer apoio logístico para uma satisfatória cobertura do território municipal.
Sobre o processo seletivo para recenseadores, Taloni informou que o IBGE está em processo de definição da banca examinadora responsável.
“Assim que sair o edital do processo seletivo, entraremos em contato com as prefeituras e meios de comunicação para que façam uma grande publicidade e atinja a todos os interessados em participar do Censo 2022”, declarou Taloni. “Os recenseadores são de extrema importância para o sucesso do Censo, pois serão efetivamente as pessoas que visitarão domicílio a domicílio coletando as informações dos habitantes que serão, posteriormente, transformados em dados, retratando assim a realidade do país”.
Censo
O Censo Demográfico realizado pelo IBGE a cada dez anos consiste no levantamento estatístico que produz informações atualizadas e precisas, fundamentais para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas e para a realização de investimentos, tanto do governo quanto da iniciativa privada.
Trata-se de um grande retrato em extensão e profundidade da população brasileira e das suas características socioeconômicas e, ao mesmo tempo, é a base sobre a qual deverá se assentar todo o planejamento público e privado da próxima década.