A Prefeitura de Ilha Solteira (SP) iniciou na semana passada a limpeza da área do antigo lixão da cidade, localizada ao lado dos bairros Morada do Sol e Recanto das Águas.
A Divisão de Limpeza Pública informou que foram retirados cerca de cinco caminhões de rejeitos (vidros, restos de alimentos, embalagens) e de 15 a 20 caminhões contendo resíduos de poda, materiais inservíveis e restos de móvel e madeira.
Além da Divisão de Limpeza Pública, também trabalha na área a Divisão de Terraplanagem, que prepara o local para o início de uma revitalização.
De acordo com a Prefeitura, está previsto para a área um reflorestamento com o plantio de pelo menos 4.350 mudas nativas e algumas frutíferas para recuperação da vegetação, retomada da arborização, melhoria de qualidade de vida dos moradores e interação da fauna e flora.
Atenção
A Prefeitura de Ilha Solteira comunica que, em breve, os acessos ao antigo lixão serão interditados para que os serviços de revitalização comecem. Serão colocadas placas de identificação e sinalização no local.
A Divisão de Agronegócios e Meio Ambiente solicita a todos os moradores que respeitem as barreiras e colaborem com a limpeza do local.
Os moradores vizinhos ao antigo lixão também podem denunciar descartes irregulares no antigo lixão. De acordo com a Lei Municipal nº 2.097/2014, a penalidade prevista para essa infração é de 5 UFM (R$ 728,65).
Para denunciar, basta ligar para a Guarda Municipal no número 153.
(Com informações da Divisão de Comunicação da Prefeitura de Ilha Solteira)