bom-preco-supermercados-clube-970x90-ilha-news
As notícias de Ilha Solteira estão
no nosso canal no WhatsApp

Justiça extingue ação que pedia lockdown em Ilha Solteira e região

A Defensoria Pública da União não tem legitimidade para propor a ação

Compartilhe esta notícia:

A Justiça Federal de Araçatuba extinguiu a ação civil pública proposta pela Defensoria Pública da União (DPU) de São Paulo que pedia lockdown em todos os municípios da região, entre eles, Ilha Solteira (SP).

300x100-Decorada-Riviera-Sul-Ilha-News

De acordo com a decisão do juiz da 1ª Vara Federal, Bruno Valentim Barbosa, a DPU não tem legitimidade para propor a ação, pois não atua na região.

Além disso, a Vara Federal de Araçatuba também não tem jurisdição sobre os municípios da região de Andradina, que também possui Subseção Federal.

250x250-Decorada-Riviera-Sul-Ilha-News

A DPU havia acionado a Justiça Federal Justiça Federal para conter os agravamentos da pandemia de Covid-19 e o colapso do Sistema Único de Saúde (SUS) na região de Araçatuba.

Por meio de ação civil pública, a Defensoria Regional de Direitos Humanos de São Paulo (DRDH/SP) mostrou preocupação a com a superlotação de UTIs, a falta de medicamentos básicos para intubação nas unidades de saúde e a perda de poder econômico da população vulnerável da região.

A ação apresentava 14 pedidos liminares para a garantia de direitos da população da região, sendo elencados o Governo Federal, o INSS, o Governo do Estado de São Paulo e todos os municípios pertencentes ao Departamento Regional de Saúde de Araçatuba (DRS II) como réus do processo, dentre eles, Ilha Solteira.

A principal medida a ser adotada, conforme pedido da DPI, era o aumento na restrição de circulação de pessoas e isolamento social da região, em critérios similares aos do município de Araraquara, o lockdown.

Mais cedo, ao comentar a ação civil pública, a advogada da Prefeitura de Ilha Solteira, Priscilla Ronqui, disse que o município tem cumprido as medidas sanitárias estabelecidas no Plano SP e conta com apoio da população para manter o distanciamento e, com isso, diminuir o número de casos.

“Havendo nova diretriz do Governo do Estado ou decisão judicial para adoção de medidas mais restritivas, iremos dar integral cumprimento”, ressaltou.

Comentários

Veja também

Últimas notícias

plugins premium WordPress
error: Este conteúdo está protegido!