O encontro virtual para discutir a abertura de igrejas como “essencial” acontece nesta segunda-feira (8), a partir das 15 horas.
O procurador-geral de Justiça, Mario Sarrubbo, presidirá o encontro com alguns membros do gabinete de crise da covid-19 do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP), alguns integrantes do Comitê de Contingência do governo estadual e líderes religiosos.
A intenção do encontro é examinar o decreto estadual que autoriza a realização de reuniões presenciais de fiéis das diversas religiões neste momento da pandemia.
Desde sábado (6), em todas as regiões do Estado está vigorando a fase vermelha, classificação do Plano São Paulo em que apenas atividades consideradas essenciais podem ser realizadas.
Sarrubbo pretende discutir diversos cenários, incluindo o da volta à exclusão de celebrações, cultos e demais encontros de caráter religioso do rol de atividades essenciais durante a fase vermelha.
Ilha Solteira
Em Ilha Solteira (SP), o decreto municipal endureceu ainda mais a fase vermelha e proibiu a abertura também de igrejas e escolas.
As igrejas e templos religiosos deverão permanecer fechados, exceto para realização de cultos e missas no sistema drive-in ou de modo on-line.
Neste caso, a permanência deve ser limitada a, no máximo, dez pessoas dentro da igreja, desde que cumpridos todos os protocolos sanitários e de distanciamento.