O novo decreto municipal com as medidas temporárias de enfrentamento à covid-19 em Ilha Solteira (SP) endurece ainda mais as restrições do Plano SP.
Na cidade, o decreto nº 7.046, divulgado hoje, além de fechar os serviços não essenciais, também fechou igrejas e escolas públicas e particulares.
O decreto assinado pelo prefeito Otávio Gomes (PSDB) leva em conta o cenário epidemiológico nacional e a reclassificação de todo o estado de São Paulo para a fase vermelha, a mais restritiva no combate à covid-19.
Confira pronunciamento do prefeito sobre o decreto no final desta matéria.
Além disso, o decreto ressalta a taxa de ocupação dos leitos de UTI do Hospital Regional de Ilha Solteira, que atinge com frequência os 100%.
O decreto municipal, com as restrições mais duras, vale de 7 a 19 de março. Já as restrições do Plano SP já valem neste sábado (6).
Serviços essenciais
Os estabelecimentos considerados essenciais deverão cumprir estritamente os protocolos sanitários de cada setor. Confira a relação desses serviços:
- Farmácias;
- Supermercados, mercados, mercearias e feiras, devendo limitar o ingresso de pessoas no estabelecimento, não excedendo 30% da capacidade prevista no alvará de funcionamento;
- Padarias, sendo proibido o consumo no local;
- Açougues;
- Postos de combustíveis, exceto lojas de conveniências;
- Lavanderias;
- Transporte coletivo;
- Hotéis, pousadas e outros serviços de hotelaria;
- Bancos, correios e Casas Lotéricas;
- Oficinas mecânicas e autopeças e chaveiro;
- Hospitais, assistência à saúde, incluídos clínicas e serviços médicos;
- Clínicas veterinárias;
- Restaurantes, lanchonetes, somente para atendimento no sistema drive thru e delivery;
- Serviços públicos, construção civil, telecomunicações, internet e escritórios de advocacia.
Serviços não essenciais
Os serviços considerados não essenciais, ou seja, todos estabelecimentos que não estão relacionados acima, estão proibidos de funcionar.
Porém, o decreto permite que haja atividade interna nesses estabelecimentos e também serviço de delivery.
Escolas
De acordo com o decreto, estão suspensas as atividades escolares presenciais, nas escolas das redes públicas e privada, ressalvado o atendimento individualizado de alunos em vulnerabilidade social e aqueles com deficiência e necessidades educacionais especiais.
Igrejas
As igrejas e templos religiosos deverão permanecer fechados, exceto para realização de cultos e missas no sistema drive-in ou de maneira on-line.
Neste caso, a permanência deve ser limitada a, no máximo, dez pessoas dentro da igreja ou templo religioso, desde que cumpridos todos os protocolos sanitários e de distanciamento.
Prédios públicos
O atendimento nos prédios públicos fica restrito, com exceção dos serviços sociais, saúde, segurança e defesa civil.
Nos demais setores o atendimento ao público deverá ocorrer de maneira remota, por e-mail, telefone ou pelo site ilhasolteira.sp.gov.br.