Começa nesta quarta-feira (2), às 20h30, na Praça da Integração, o 47º Festival Nacional de MPB de Ilha Solteira (SP). O evento cultural mais tradicional da cidade vai até sábado (5).
O festival reunirá músicos de Ilha Solteira e de todo o país, que concorrerão a mais de R$ 30 mil em prêmios. Além disso, o festival também contará com shows especiais da Orquestra Jovem de Ilha Solteira, Pássaro Vivo, A Banda Mais Bonita da Cidade e Gabriel Sater.
O festival é realizado pela Secretaria Especial de Cultura e pelo Ministério do Turismo, com execução da Fundação Cultural de Ilha Solteira, em parceria com a Prefeitura, e conta com o apoio do Sesc e o patrocínio incentivado da CTG Brasil, concessionária da UHE Ilha Solteira.
Hoje, o festival será aberto com uma apresentação da Orquestra Jovem de Ilha Solteira, que realiza um concerto em homenagem aos grandes clássicos da música nacional.
Em seguida, acontecerá a Noite Ilhense, com a apresentação de dez canções de Ilha Solteira.
Amanhã (3), o evento começará com um show da banda Pássaro Vivo, vencedora do 46º Festival de MPB de Ilha Solteira.
No show, a banda de Minas Gerais faz um tributo ao Secos e Molhados. Na sequência, acontecerá a primeira eliminatória da Fase Nacional, com a apresentação de dez músicos vindos de todo o país.
Já na sexta-feira (4), o festival será aberto com a segunda eliminatória da Fase Nacional, na qual mais 10 canções vindas de todo o Brasil se apresentam.
Logo depois, haverá um grande show com A Banda Mais Bonita da Cidade. Em seguida, acontecerá o anúncio das canções finalistas: serão quatro canções da Noite Ilhense e dez músicas das eliminatórias nacionais.
No sábado (5), acontecerá a Final Nacional, na qual as 14 canções finalistas voltam a se apresentar. Logo depois, sobe ao palco o cantor Gabriel Sater, que apresentará o show “Baile Indomável”.
No repertório, o cantor, compositor e instrumentista apresentará releituras de clássicos da nossa música caipira brasileira, regional, do rock rural, da MPB, do folk, da tradicional música de raiz sertaneja, do universo latino-americano, intercaladas a canções autorais já consagradas por seu público.
Depois do show, acontecerá o anúncio das músicas vencedoras e a entrega das premiações.
Venha Conhecer o MPB
Paralelamente ao festival, acontecerá o “Venha Conhecer o MPB”, uma ação voltada aos estudantes de Ilha Solteira.
Nos dias 3 e 4 de novembro, a partir das 9h, estudantes do quarto e quinto ano das escolas municipais de Ilha Solteira poderão conhecer o local onde acontece o evento e prestigiar uma programação especial, que inclui a presença da ginasta ilhense Eloá da Costa, que fará uma apresentação de ginástica rítmica.
Haverá ainda a apresentação de músicos competidores do festival: serão dois por dia, um representando Ilha Solteira e um participante da Fase Nacional.
A ideia é que as crianças da cidade tenham um primeiro contato com o festival e conheçam sua grande importância para o cenário cultural de Ilha Solteira e do país.
Além disso, o evento será aberto ao público em geral, que poderá conferir um “esquenta” da programação noturna.