O 45º Festival Nacional de MPB de Ilha Solteira (SP) começa na próxima quarta-feira (30), a partir das 20h30, na Praça da Integração.
O maior evento cultural da cidade terá a presença de compositores e intérpretes de todo o país concorrendo a mais de R$ 30 mil em prêmios.
O festival terá ainda shows com Zé Geraldo, Marcelo Jeneci, Lilian Jardim e Orquestra Jovem de Ilha Solteira, além de um show especial com artistas da cidade.
O evento é realizado pelo Ministério da Cidadania, Secretaria Especial de Cultura e Fundação Cultural de Ilha Solteira, em parceria com a Prefeitura.
Tem apoio do SESC e conta com patrocínio da CTG Brasil – empresa que opera a hidrelétrica de Ilha Solteira – via Lei de Incentivo à Cultura.
Acessibilidade
Além disso, o festival terá como novidades a presença de um intérprete de libras e audiodescrição e promoverá atividades paralelas.
Nos quatro dias do festival, entre 30 de outubro e 2 de novembro, o evento terá recursos de acessibilidade, voltados para portadores de necessidades especiais nos campos da visão e audição.
O objetivo é que todos possam usufruir das atrações do Festival Nacional de MPB de Ilha Solteira.
Formação de público
O 45º Festival Nacional de MPB de Ilha Solteira também promoverá uma atividade de formação de público em escolas da cidade.
Nos dias 30 e 31 de outubro e 1º de novembro, alguns músicos que participarão do Festival irão às escolas e contarão suas experiências aos alunos, além de mostrar suas canções.
Os nomes dos músicos participantes e as escolas que os receberão serão divulgados na próxima semana.
O festival será aberto na quarta-feira (30), com três pocket shows ilhenses, com as presenças de Djah Nunes, Raiz de Dois e Pulso Eletro Acústico, além da Eliminatória da Noite Ilhense, com músicas de Ilha Solteira.
Na quinta-feira (31), haverá show com a cantora Lilian Jardim e a primeira eliminatória da Fase Nacional.
Já na sexta (1º), acontecerá a segunda eliminatória nacional e show com Marcelo Jeneci.
No sábado (2), encerrando o festival, haverá apresentação da Orquestra Jovem de Ilha Solteira, a Final Nacional e show com Zé Geraldo.